quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Presságio


O efeito borboleta se refere à Teoria do Caos desenvolvida pelo cientista Edward Lorenz (morto no ano passado) ao tentar explicar porque é tão difícil fazer previsões meteorológicas. O efeito foi analisado pela primeira vez em 1963. Para sustentar sua teoria, Lorenz usava o exemplo da borboleta cujo constante bater de asas poderia provocar um tufão em lugares distantes do ponto onde ela se encontra.

Ao desenvolver modelos matemáticos meteorológicos, Lorenz disse que um sistema tão dinâmico como atmosfera podia guardar enormes e desconhecidas consequências. Essas conclusões abriram um novo campo de estudos e atingiram quase todos os ramos da ciência. No caso específico da meteorologia, revelaram que é impossível prever o tempo com certo grau de precisão além de duas ou três semanas.

Peço licença para fazer aqui uma analogia: assim também é vida. Os pensamentos, as palavras e as atitudes têm força e provocam consequências e repercussões, muitas vezes, inesperadas. Para que magoar, ferir, fazer o mal ou simplesmente se recusar a ajudar? Parece incrível, mas existem pessoas com uma enorme capacidade de afastar as outras, desfazer sentimentos, adormecer paixões - destruir a vida a sua volta.

Mas, por sorte, há outros caminhos a se seguir. Por sorte, as pessoas não são iguais. Há quem prefira doar-se, compreender a si, aos outros, arder em paixões, amar, ao menos tentar. Sentimentos e atitudes capazes de transformações inimagináveis. Chico Xavier - que dispensa apresentações - escreveu: "o bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte". É como se fosse um "efeito borboleta"...

Depois de longos meses de muita reflexão, o dia hoje amanheceu diferente. Fui acordada pelo sussuro do vento: um presságio. Acostumada à luz do sol, minha jabuticabeira se deliciou com a chuva. Corri para salvá-la, mas, sinceramente, acho que ela não queria ser salva. Queria sentir. Assim como eu quero me molhar, me queimar, me arriscar - viver. E eu que andei muda, com versos calados, volto a escrever. Sentindo amor da cabeça aos pés e com uma doce certeza: por não poder fazer tudo não me recusarei a fazer o pouco que posso. Começa hoje um novo tempo!

3 comentários:

  1. nossa, que profundo!!! Que bom que você voltou a escrever. Espero que vc tb vole a ser aquela Pri alegre e sapeca!! Já era hora, né gata? Fiquei com vontade de ler outros posts... bjs, Dê.

    ResponderExcluir
  2. São 09:17 de sábado. Acordei agora e primeira coisa que fiz ao abrir os olhos foi conectar a internet para dar uma olhadinha no seu blog. Sábia decisão...
    Suas palavras me deixaram muito feliz. Principalmente, o final. Escreva muito.Acho um excelente remédio para tudo. Amei o layout, amei a foto e amei o texto.
    Realmente, as palavras têm poder. Sejam elas escritas ou faladas.

    ResponderExcluir
  3. Existe o efeito-morcego, minha querida amiga! Curti muito o Efeito Borboleta, Priscilla. Parabéns!!!

    Claudio Renato

    ResponderExcluir