sexta-feira, 18 de junho de 2010

Para sempre Saramago

"Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem".
Ensaio sobre a Cegueira




Crítico ardoroso de fenômenos e injustiças sociais, ele é considerado polêmico. Em várias oportunidades, desafiou "os grandes", como a Igreja Católica, por exemplo. Consagrou-se um dos maiores nomes da literatura contemporânea. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998 e condecorado com o prêmio Camões (de literatura portuguesa). Nós, leitores, também fomos premiados nesta trajetória: com histórias fascinantes.

Quem me conhece sabe o quanto essas palavras significam pra mim. José Saramago é o meu escritor favorito. Para mim, um gênio da literatura. Para minha sorte, a genialidade nunca morre e sua obra para sempre será viva.

2 comentários:

  1. é como eu disse agora pouco, a maior virtude da arte (verdadeira) é que ela é eterna, assim como os seus autores!

    Para sempre Saramago!

    bjs africanos. rs

    ResponderExcluir
  2. Grande escritor, ensaista, jornalista e, fundamentalmente, um homem generoso.
    José Saramago honrou com seus textos e romances a nossa rica língua mãe, além de ter sido um homem antenado às coisas do seu tempo e um crítico afiado e contundente do Status Quo burguês.
    Foi um grande comunista e honrou igualmente as fileiras do Partido Comunista Português, mesmo com algumas divergências políticas na última década.
    Saramago jamais deixou de declarar a sua opção pelo socialismo e por aqueles que vivem do seu trabalho, mesmo em tempos de "modernidade" em que vivemos nos dias atuais.
    Parabéns pela homenagem muito justa e também pelo seu Blog.

    Cláudio Moura.

    ResponderExcluir