sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conflitos do coração

Luz e escuridão
Música e silêncio
Cheio e vazio
Tudo e nada
Amor e dor
Amanhecer eterno
Saudade que mata
Partida sem chegada
O romper de algo que não foi vivido
O abrir de olhos no sonho interrompido.


O sofrimento do amor castiga a carne e a alma. Mas o homem traz em si a capacidade de sentir. Foi feito para amar.


As feridas se fecham e deixam cicatrizes que não desaparecem, mas permitem ao corpo seguir. O tempo passa, leva embora a dor e traz consigo conforto, às vezes, desconfortável. Quando o coração se acalma, o sentimento é de querer viver tudo de novo como se fosse a primeira vez. Viver o novo. O amor é a bebida da alma. Tão sedutor e inebriante quanto uma taça de vinho.


- Garçom, traz mais uma, por favor!


Então, tudo recomeça porque o relógio não para e a vida não espera quem não sabe para onde ir.

Pensando sobre a alegria e a tristeza que andam de mãos dadas quando se vive um amor, deixo aqui a letra da música "Não deveria se chamar amor" que eu gosto muito e acho que reflete bem a união desses sentimentos paradoxais que, no fundo, dão sentido à vida e nos fazem pulsar.


O amor que eu te tenho é um afeto tão novo
Que não deveria se chamar amor
De tão irreconhecível, tão desconhecido
Que não deveria se chamar amor

Poderia se chamar nuvem
Pois muda de formato a cada instante
Poderia se chamar tempo
Porque parece um filme que nunca assisti antes

Poderia se chamar labirinto
Pois sinto que não conseguirei escapulir
Poderia se chamar aurora
Pois vejo um novo dia que está por vir

Poderia se chamar abismo
Pois é certo que ele não tem fim
Poderia se chamar horizonte
Que parece linha reta, mas sei que não é assim

Poderia se chamar primeiro beijo
Porque não lembro mais do meu passado
Poderia se chamar último adeus
Que meu antigo futuro foi abandonado

Poderia se chamar universo
Porque nunca o entenderei por inteiro
Poderia se chamar palavra louca
Que na verdade quer dizer aventureiro

Poderia se chamar silêncio
Porque minha dor é calada e meu desejo é mudo
E poderia simplesmente não se chamar
Para não significar nada e dar sentido a tudo

(Paulinho Moska)

10 comentários:

  1. Priscilla, meu anjo.

    A alma é dialética, essencialmente.

    Porque Satanás é um anjo. E Deus é um coronel, um lobisomem!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Certamente. Por isso, meu amigo, eu sempre me lembro de uma frase do escritor Neil Gaiman (que já mencionei aqui no blog e acho ótima): "que cada um de nós sempre dê ao demônio o que lhe é merecido".

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. A parte que me conforta é a do recomeço. Fui dar uma espiadinha e acabei me encontrando. rs!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gata, adorei o post. Traduz o seu momento atual e, finalmente, seu desprendimento de algo do passado. Fico muito feliz! Afinal, vida que segue! Não que o passado não seja importante. Muito pelo contrário. É ele que traz a nossa bagagem e experiência e impede que insistamos no mesmo erro! te adoro! bjs

    ResponderExcluir
  5. Dani,

    Fico feliz em saber que meu texto lhe trouxe ao menos um pouquinho de conforto. Às vezes, a dor da perda, do amor que se foi é tão grande que temos a sensação de que será eterna. Mas isso é ilusão. A realidade é transitória. A roda da vida não para de girar nunca e, em breve, a felicidade voltará a bater em sua porta.
    Muita luz pra você!
    Ah, e volte sempre. Adorei sua visita!
    Beijo grande!

    Dê,

    Você - minha amiga de todas as horas - sabe bem o que essas palavras significam pra mim. Isso mesmo. Trago o passado na bagagem e parto em viagem rumo ao futuro... que é hoje!
    Tamo junta, gata! Olhos nos olhos! rs
    Te adoro! bjoka

    ResponderExcluir
  6. Reli o seu texto e me lembrei de uma canção do Gilberto Gil, talvez em parceria com Chico Buarque, chamada "Copo vazio", que diz muitas coisas sobre a alma. "É sempre bom lembrar/que um copo vazio/está cheio de ar...É sempre bom lembrar/guardar de cor/que o ar sombrio de um rosto vazio/está cheio de dor..."

    ResponderExcluir
  7. Uma metade cheia/ uma metade vazia.
    Uma metade tristeza/ uma metade alegria.
    A magia da verdade inteira/ todo poderoso amor...

    Adoro essa música! Ótima lembrança, CR! ;)

    ResponderExcluir
  8. A vida por si só é feita de contrastes e de sentimentos opostos. Buscar esse equilíbrio é a chave. Às vezes, basta a gente encarar a vida com simplicidade e compreender que isso faz parte do nosso processo de crescimento. Mesmo assim em alguns momentos é bem doloroso.

    Bjs minha querida

    ResponderExcluir
  9. Não precisou muito para me conquistar! Golpe baixo! O primeiro post que leio tem uma música do Moska, um dos meus cantores prediletos....

    Bem, como dizia Clarice Lispector "Perder-se também é caminho"! E é isso, vivemos, deixamos que nos percamos entre olhares, sentimentos e vida. Mas é assim que nos fazemos, moldamos essa mente vazia que nos foi entregue por alguém, seja Deus, seja simplesmente pela evolução... E o amor, por mais que nos leve a caminhos tortuosos, é uma das melhores formas de nos fazer sermos nós mesmos (deu pra entender? rs)... Nos conhecemos, evoluímos para além de nós com ele. Ainda que seja chorando...
    bjoos e adorei o blog!

    ResponderExcluir
  10. Primeiro quero agradecer a visita(e agora seguindo) ao meu blog. Achei muito linda essa postagem. É bacana ver que ainda existe no mundo esse tipo de reflexão, esse tipo de sentimento. Quando escrevo, escrevo para o meu prazer, é claro, mas também busco um leitor em específico. E quando venho aqui hoje e leio essas coisas, fico ainda mais lisonjeado com sua visita, esse é o leitor que sei que vai me ler, e mesmo que não goste vai entender. Bom saber que exxistem pessoas assim, bom saber que essas pessoas me leem, bom saber que elas também produzem, e bom saber que produzem muito bem. Excelente texto, de verdade. Meus parabéns!

    ResponderExcluir