terça-feira, 15 de setembro de 2009

A última dança

Como bailarina e fã, não poderia deixar de registrar aqui meu pesar pela morte do ator Patrick Swayze ontem vítima de câncer no pâncreas. Trata-se de uma perda irreparável para o cinema, mas, principalmente, para a dança. Bailarino clássico de formação, Swayze deixou o ballet profissional por causa de lesões provocadas pelo futebol americano. A partir daí, se dedicou à carreira de ator. Tinha um estilo próprio e inconfundível. Misturava a 'base' clássica com influências da dança moderna e de rua. Charme, presença e técnica aprimorada fizeram dele uma das referências da dança em Hollywood. Ele e a mulher, Lisa Nieme, fizeram uma belíssima apresentação no World Music Awards de 1994 que pode ser encontrada facilmente no YouTube. Vale a pena assistir!

A maioria das pessoas se lembra de Patrick Swayze em Ghost, quando fez grande sucesso contracenando com Demi Moore. Mas, o meu filme preferido é, sem dúvida, Dirty Dancing (1987). Na produção, ele contracena com a atriz e bailarina Jennifer Grey. O longa, dirigido por Emile Ardolino, tornou-se um indiscutível clássico da época e Swayze foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em musical pelo personagem Johnny Castle. Versátil, ele também compôs e interpretou uma das canções que fazem parte da trilha sonora do filme: She's Like the Wind.


Para quem não se lembra ou quer rever, segue o link da cena final de Dirty Dancing. Swayze e Grey dançam ao som de The Time of my Life, música vencedora do Oscar de melhor canção original. A coreografia é um primor!

http://www.youtube.com/watch?v=D3L2jz7N_Dk&feature=related

3 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha visto o vídeo dele dançando com a mulher... sensacional!!! Concordo com vc gata: Dirty Dancing é demais! bjs

    ResponderExcluir
  2. Priscilla,

    Faça como o bailarino. Voe, sabendo que há um chão a seus pés.

    ResponderExcluir